Connect with us

Hi, what are you looking for?

Bairros

SILVÂNIA: Igreja bicentenária é restaurada depois de uma espera de 90 anos

Com a presença de autoridades do executivo e legislativo, estaduais e municipais, e do meio religioso, foi entregue à população de Silvânia de Goiás, a restauração da paróquia de Nosso Senhor do Bonfim. Construída nos moldes da época, no estilo barroco, a estrutura teve que receber uma atenção e atuação especial em sua revitalização para manter ao máximo sua origem arquitetônica. As obras tiveram início em setembro de 2023 e o investimento do governo estadual foi de mais de 3 milhões de reais.
O prédio religioso, que foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Estado de Goiás em 1980, recebeu serviços de restauração do altar-mor, que recebeu o crucificado, uma obra de arte feita pelo artista plástico Zé Cidadão, natural de Silvania, revisão das coberturas, forros, pisos, revestimentos de paredes, restauração das partes em madeira, sistemas elétricos e de dados, instalações hidrossanitárias, plantio de grama, arqueologia, museografia, entre outras ações.
A restauração integra o Projeto Fé, Religiosidade e Devoção do Governo de Goiás, que tem o objetivo de restaurar dez igrejas em sete municípios com um investimento total de mais de R$ 17 milhões. Em suas palavras o governador Ronaldo Caiado revelou que o projeto o deixa muito feliz emocionado, por sua mãe ser extremamente religiosa, se dirigindo ao arcebispo Dom Joao Justino o governador revelou “realizar um projeto como este, me deixa muito emocionado, porque me faz lembrar das minhas origens, quando minha mãe, que sempre foi uma fiel religiosa seguia suas práticas, nos ensinando o caminho da lealdade com nosso senhor, o que nos da suporte para realizar um governo que atende nossa população nas mais diversas áreas como; segurança pública, infra estrutura, saúde e educação” . O governador observou e solicitou que se faça um projeto de extensão da parte externa da igreja até a praça, para que mude o trânsito próximo ao prédio, assim este não sofrera as consequências causadas pelo tráfego de caminhões, que pelo local trafegam. “A Igreja Nosso Senhor do Bonfim tem mais de dois séculos de história, mesmo com essa restauração, ela não tem a mesma estrutura de uma obra de hoje,”. Salientou o governador.
O deputado estadual Issi Quinam júnior (MDB), autor da propositura, disse que além de proporcionar ao povo de Silvania o fim de uma espera de 90 anos, cumpriu com um compromisso de campanha. “Agradeço ao governador Ronaldo Caiado por me atender e realizar o sonho dos silvanienses”.
O arcebispo Don Joao Justino que dirigiu a missa de entrega da revitalização, lembrou que poucas igrejas no Estado têm características próprias como a de Nosso Senhor do Bonfim, com aspecto arquitetônico do estilo colonial. Ainda de acordo com o padre a igreja renova a esperança do povo em um ano especial do jubilar da esperança.
Para o prefeito Carlos Maia (União), a obra resgata a importância de uma obra com mais de 250 anos de história, não só para Silvania, mas, para todo o Estado de Goiás. “Somos muito gratos ao governador do Estado Ronaldo Caiado, ao deputado Issi Quinam, por proporcionar uma reforma com tanta originalidade, deixando a igreja muito bonita”, agradeceu.
A origem da construção da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim ocorreu por volta do ano 1774 e tornou-se uma espécie de marco da fundação da cidade. Construído no sistema de gaiolas, o templo religioso possui altares em estilo neoclássico e arquitetura colonial.
Até 1846, eram feitos sepultamentos dentro da igreja. Após essa data, devido à interdição da vigilância sanitária da época, por causa da ocorrência de pestes, a igreja adquiriu um terreno para o cemitério.
Uma das histórias mais curiosas do templo é que em baixo das paredes de adobe e pau-a-pique do prédio restaria o maior e mais rico veio de ouro, esquecido em volta de diversas outras lavras exauridas e abandonadas na época da mineração.
Em 1782, foi edificada a primeira igreja do Arraial do Bonfim, atual Silvânia, sobre o próprio “veio do ouro”, na qual foi colocada a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, trazida da Bahia.

Da Redação: Larsen Costa, repórter da Folha Metropolitana

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também