A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e Escola Judicial de Goiás (EJUG), realizou a 1ª Jornada Municipal Sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres, nesta segunda-feira (27/06). O objetivo foi capacitar as equipes do Patrulha Mulher Mais Segura para o enfrentamento deste tipo de violência em Goiânia.
Na abertura do evento, o comandante da GCM, Wellington Paranhos, agradeceu a parceria com o Poder Judiciário para o enfrentamento da violência contra a mulher. “É importante para a nossa categoria, pois o atendimento realizado pela nossa central é feito, em sua maioria, por homens, então temos que saber lidar com essa situação, saber prestar um bom atendimento à mulher que está em sofrendo violência”, explicou.
Representando o prefeito Rogério Cruz, a procuradora-geral do Município, Tatiana Accioly, destacou a relevância do trabalho conjunto no combate à violência de gênero. “Nós temos leis para proteger as mulheres, mas é necessário o envolvimento de todos, sociedade e poder público, para que ocorra uma defesa de forma integral da dignidade da mulher”, afirmou.
A procuradora ressaltou que a Prefeitura de Goiânia tem criado mecanismos para enfrentar e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e citou a criação do Botão de Pânico para mulheres com medidas protetivas atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura e os cursos de capacitação para mulheres.
“Ao longo dos últimos 16 meses, a Prefeitura tem investido também fortemente na capacitação profissional de mulheres , por meio de cursos gratuitos, porque acreditamos que a capacitação é um passo fundamental para assegurar a independência financeira às mulheres e ajudá-las a sair do ciclo de violência”, falou
Participaram da 1ª Jornada Municipal Sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres o vice-coordenador da Coordenadoria da Mulher do TJ, juiz Vitor Umbelino, representando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França; a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Mulher, defensora pública Gabriela Hamdan; a presidente nacional da comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, promotora de justiça Rubian Coutinho; além da assistente social da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, Sherloma Aires.
Via Portal Prefeitura de Goiânia