Goiás consegue maior premiação no programa Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, criado pelo Ministério da Educação em 2024. Resultado mostra compromisso do estado com a educação pública
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), tem investido fortemente nas ações pedagógicas em apoio à alfabetização das crianças em todo o território goiano. Esse investimento se dá, principalmente, através do programa AlfaMais Goiás, que, em regime de colaboração entre o estado e os municípios, tem como missão alfabetizar todas as crianças de Goiás na idade certa.
Agora, esse programa é reconhecido nacionalmente com o selo ouro da Alfabetização, conforme anúncio divulgado nesta sexta-feira (22/11), pelo Ministério da Educação (MEC). Essa premiação se deu porque o estado conseguiu as melhores médias na análise realizada pela Comissão Técnica de Avaliação, formada pelos articuladores nacionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
O resultado divulgado é preliminar e aponta que, ao lado de mais oito unidades da federação, o estado de Goiás está no caminho certo rumo às metas de acabar com o analfabetismo infantil e de alfabetizar plenamente todas as crianças das escolas públicas das redes estadual e municipais.
No primeiro semestre de 2024 o Ministério da Educação destacou que, com 67% das crianças goianas estavam plenamente alfabetizadas na rede pública até o 2º ano do Ensino Fundamental, Goiás já apresenta importante avanço na alfabetização, tendo superado a meta definida para o período, que era de 63%.
Referência no Mercosul
Uma delegação do governo argentino conheceu o programa de Alfabetização AlfaMais Goiás durante visita à Escola Municipal Paulo Freire, em Planaltina. O evento fez parte de uma agenda organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo brasileiro e o governo da Argentina.
O encontro bilateral foi realizado com vistas a promover o intercâmbio de experiências e políticas públicas educacionais, especialmente nas áreas de financiamento e alfabetização, proporcionando aos representantes argentinos uma oportunidade de conhecerem as boas práticas adotadas no Brasil. Devido aos bons resultados obtidos na educação, Goiás foi o estado escolhido para servir de exemplo à comitiva, apresentando o programa AlfaMais Goiás.
Fotos: Seduc