Iniciativa do Estado de Goiás leva serviços gratuitos à comunidade local até sábado (12)
Com serviços gratuitos e milhares de benefícios entregues, o Goiás Social chegou nesta sexta-feira (11/4) ao município de Niquelândia, no Norte do Estado. A abertura oficial foi conduzida pela coordenadora do programa, a primeira-dama Gracinha Caiado, que reforçou o compromisso do Governo de Goiás com quem mais precisa. “O Estado só vai bem quando as pessoas estão bem. É por elas que estamos aqui, levando dignidade e oportunidades reais”, afirmou.
Durante a abertura do evento, Gracinha foi condecorada com o título de Cidadã Niquelandense, concedido pela Câmara Municipal. “Minha responsabilidade só cresce. Cresce com vocês, cresce para fazer o bem, cresce para dar oportunidade e ajudar essa cidade cada dia mais”, disse ao receber a honraria. “Para terem uma ideia, já fizemos 1,6 milhão de atendimentos dentro do Goiás Social. E aqui em Niquelândia não será diferente, vamos continuar os trabalhos”, completou.
A ação do Governo de Goiás em Niquelândia ocorre até sábado (12). Nesses dois dias, serão entregues mais de 1,5 mil benefícios sociais e realizados atendimentos gratuitos do Estado e da prefeitura, que é parceira da iniciativa. “Esse é um esforço coletivo. Eu sempre digo que ninguém faz nada sozinho. Todos os servidores do Estado, o prefeito, a primeira-dama e essa equipe que está aqui fizeram com que isso acontecesse”, frisou Gracinha.
O prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira, falou sobre o perfil municipalista do governador Ronaldo Caiado, que sempre está aberto ao diálogo e pronto para ajudar. Ele destacou a importância de Niquelândia receber uma estrutura tão robusta para atender demandas sociais da população. “Gratidão por trazer esse megaevento para nossa cidade”, disse o gestor municipal, que também agradeceu a futura instalação do Restaurante do Bem na cidade. “Vai ajudar a quem precisa”, acrescentou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos, destacou que o Goiás Social é o maior programa do segmento no Brasil. Segundo ele, mais que benefícios e serviços, o programa “tem levado garantia de direitos, dignidade e oportunidades reais de transformação pessoal e familiar”.
A Seds entregará 100 cartões do Mães de Goiás, Dignidade e Goiás por Elas, além de unidades da Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Passaporte da Pessoa Idosa. A autônoma Jairene da Silva Assunção foi uma das beneficiadas com o Mães de Goiás. “Pra gente que é mãe, que cuida de criança, é puxado. Então essa renda é uma ajuda muito boa, faz toda a diferença”, comentou a mulher, que tem dois filhos.
Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) distribuirá mais de 1,5 mil benefícios, entre andadores, bengalas, muletas, cadeiras de roda, colchões, fraldas geriátricas e infantis, enxovais para bebês e caixas de leite especial para crianças. “É uma ação ampla, que acolhe e atende a população com muito carinho e dignidade”, salientou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
Cidadania
Além de serviços de emissão de documentos, cortes de cabelo, Rua do Lazer e inscrições para cursos, os niquelandenses têm acesso a atendimentos e orientações jurídicas por parte da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) e ações de conciliação e mediação judicial por meio do Tribunal de Justiça (TJ-GO). Na saúde, são feitos testes rápidos, aplicação de vacinas, consultas com clínicos gerais e exames oftalmológicos, em parceria com o Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), com entrega de óculos imediata pela OVG, pelo Programa Olhar para Todos, para aqueles diagnosticados com necessidade do uso.
Fotos: Hegon Corrêa e Diego Canedo