Coração será enviado para São Paulo e foi levado de helicóptero até ao aeroporto. Equipe do hospital montou força-tarefa para realizar procedimento.
Além do “setembro amarelo”, o nono mês do ano também promove a doação de órgãos, através do “setembro verde”. E, nesta terça-feira (20), o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia, fez a captação de órgãos para transplante. Luís Henrique Ribeiro, o diretor técnico da unidade, explicou que o doador tinha 40 anos e foi vítima de um acidente de trânsito.
“A família se sensibilizou em ajudar. Só com essa pessoa querida a eles, vão ser doadas duas córneas, dois rins, coração e fígado. Então, vai salvar a vida de 6 pessoas. É quando algo doloroso pode se tornar algo de festas para outras pessoas”, contou Luís.
A força-tarefa para captação de órgãos reuniu em média 6 profissionais em cada sala de cirurgia. Segundo o Hugo, a coração será enviado para São Paulo e foi levado de helicóptero até ao aeroporto. Já o fígado, para o Distrito Federal, os rins e as córneas ficarão em Goiás (veja no fim da reportagem como funciona a doação).
“Varia por conta do número de órgãos, é uma equipe para cada órgão, a depender do destino. A equipe vem do local onde será o transplante. Os outros que serão em Goiás serão retirados pela nossa equipe”, explicou.