Moradores de Goiânia foram aos cemitérios nesta terça-feira (2) para visitar os túmulos de parentes e famosos. A chuva não impediu que muitas famílias fizessem suas orações, colocassem flores e acendessem velas. Devido à pandemia, foi exigido o uso de máscaras.
No Jardim das Palmeiras estão enterrados algumas personalidades como os cantores Leandro, irmão e ex-parceiro do sertanejo Leonardo, e Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro. Também estão enterrado no local o jogador Fernandão, vítima de um acidente de helicóptero, e seu Francisco, pai da dupla Zezé de Camargo e Luciano.
Sempre decorado e florido, o túmulo de Leandro chama a atenção de quem passa pelo local. O comerciante Paulo César Martinez visita sempre onde os pais estão enterrados e aproveita para passar no do cantor.
“É uma forma de homenagear tudo que ele fez pela música. Gostava muito dele”, contou.
Desde criança, a farmacêutica Karoline Araújo tem o costume de visitar os cemitérios onde os parentes estão enterrados. “Acabou virando quase uma tradição de família, não é tanto pela religião”, contou.
Ela estava acompanhada do marido e das duas filhas. Ela considera que seja importante manter a tradição do Dia de Finados para as próximas gerações.
“Dessa vez pedi para minha filha fazer uma cartinha para o avô, que está enterrado aqui, expliquei tudo para ela”, completou.
O cemitério Santana, um dos mais tradicionais da capital, registra movimento intenso neste feriado. Centenas de moradores visitaram túmulos de entes e pessoas queridas.
Membros de ONGs e voluntários também abordaram os visitantes para passar uma mensagem de fé, acolhimento e amor.
Na entrada do cemitério, a Prefeitura de Goiânia colocou funcionários para orientar os visitantes a usarem máscaras de proteção facial, higienização das mãos com álcool gel e controlar a entrada de pessoas.
A prefeitura determinou também que a visitação aos cemitérios dure 30 minutos.
Por g1