Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícias

Prefeito Sandro Mabel abre 21ª edição do Mutirão dos 100 dias com serviços em 27 bairros da Região Sudoeste “E”

Ação inclui troca de lâmpadas por LED, tapa-buracos, limpeza de bueiros e reforço na segurança pública. Mutirão já atendeu mais de 500 bairros desde seu início e seguirá até o final de maio, quando está prevista a 38ª edição da iniciativa. Prefeito visitou o Centro de Saúde da Família do bairro

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, abriu nesta terça-feira (18/3), a 21ª edição do Mutirão dos 100 dias de ação, no Setor Santa Rita, atendendo 27 bairros da Região Sudoeste “E” com serviços de manutenção e infraestrutura. A iniciativa inclui a troca de lâmpadas queimadas por LED, operações tapa-buracos, limpeza e desobstrução de bocas de lobo, retirada de entulho, conservação de praças e espaços públicos, varrição mecanizada, entre outras ações. Após a abertura do mutirão, Mabel visitou o Centro de Saúde da Família do bairro.

Equipes da prefeitura também realizam, durante o mutirão, a limpeza de parques, manutenção de vias, correções geométricas para facilitar conversões à direita e uso de corredores por motocicletas. “Estamos promovendo uma grande limpeza na cidade, retirando lixo acumulado e realizando reparos essenciais. Essas ações impactam diretamente na segurança e na mobilidade urbana. Queremos uma Goiânia bem cuidada e iluminada”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.

Durante a semana, equipes da prefeitura atuarão em diferentes frentes de trabalho para melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população. Entre os serviços realizados estão iluminação pública, com a substituição de lâmpadas queimadas por LED; infraestrutura viária, com operação tapa-buracos e manutenção de vias; drenagem urbana, incluindo limpeza e desobstrução de bocas de lobo, poços de visita e ramais pluviais para prevenir alagamentos; zeladoria urbana, com roçagem de mato alto, retirada de entulhos e combate à poluição visual; conservação de espaços públicos, como manutenção de praças, parques e áreas verdes; mobilidade urbana, com adaptação de vias para conversão à direita e implementação de corredores exclusivos para motocicletas; e segurança pública, com reforço na iluminação e ampliação do monitoramento urbano.

A limpeza e manutenção dos leitos de rios, nascentes e áreas de preservação também fazem parte do cronograma do mutirão. “Goiânia precisa de cuidados constantes, e esses serviços garantem melhorias que beneficiam diretamente os moradores”, destacou Mabel.

Uma das principais ações do mutirão é a modernização da iluminação pública. A prefeitura já iniciou a substituição das lâmpadas antigas por LED, garantindo mais segurança, economia e eficiência energética. A iniciativa faz parte do programa Brilha Goiânia, que será ampliado a partir de junho, contemplando toda a região atendida.

“A iluminação transforma a cidade, melhora a visibilidade e reduz a criminalidade. No centro, já percebemos uma grande diferença. Essa modernização será expandida para todos os bairros, garantindo mais segurança para a população”, pontuou Mabel. A meta da prefeitura é concluir a troca da iluminação pública em 140 dias úteis, ou seja, até agosto de 2025.

Outro ponto de atenção do mutirão é o combate ao descarte irregular de resíduos. A prefeitura reforça que a prática é crime ambiental, passível de multa e apreensão de veículos flagrados despejando lixo em locais proibidos. “Só ontem (segunda-feira) apreendemos quatro veículos por descarte irregular. O cidadão precisa entender que a cidade limpa depende da colaboração de todos. Além dos mutirões, oferecemos ecopontos para o descarte correto de materiais inservíveis”, explicou Mabel.

A população pode denunciar descartes ilegais pelo telefone 153 da Guarda Civil Metropolitana. “Se vir alguém jogando entulho ou lixo em locais proibidos, tire uma foto da placa do veículo e denuncie. Vamos garantir que Goiânia permaneça limpa”, reforçou o prefeito. O Mutirão dos 100 dias de ação já atendeu mais de 500 bairros desde seu início e seguirá até o final de maio, quando está prevista a 38ª edição da iniciativa. Após essa fase, as equipes de limpeza e infraestrutura serão redistribuídas para garantir a manutenção contínua das áreas revitalizadas.

“A cidade não pode depender apenas dos mutirões. Estamos estruturando as equipes para manter as regiões limpas e organizadas permanentemente. Esse é um compromisso da nossa gestão”, concluiu Mabel durante o lançamento do mutirão no Setor Santa Rita. Além da zeladoria urbana, o prefeito também reforçou que investe em projetos para sincronização de semáforos e ampliação do monitoramento por câmeras, tornando Goiânia uma cidade inteligente e mais eficiente para seus moradores.

Fotos: Alex Malheiros

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também