Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícias

Santa Casa suspende cirurgias de marca-passo e outros procedimentos cardíacos em Goiânia

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia suspendeu cirurgias de marca-passo e outros procedimentos cardíacos após uma redução de repasse do Ministério da Saúde (MS). Com isso, familiares de pessoas que aguardam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão angustiados. Um deles é o trabalhador rural Geraldo Menezes de Oliveira, de 65 anos, que aguarda para trocar o equipamento.

“Nós estamos desesperados com essa atitude de desrespeito. O meu pai já tem mais de dez anos que está com esse marca-passo. Ele está descarregado, é uma cirurgia de extrema urgência, porque a vida dele depende disso”, disse a filha de Geraldo, Tatielle Menezes.

O implante de marca-passo foi suspenso na Santa Casa no dia 1º de junho. A situação aconteceu após o MS publicar no Diário Oficial, em 17 de dezembro de 2021, uma portaria que altera a tabela de ateriais do SUS. Nesse documento, é possível identificar que o MS deixou de repassar para Goiás mais de R$ 13,5 milhões para a realização de procedimentos médicos.

Superintendente técnico da Santa Casa, Cláudio Tavares explicou que a portaria do MS reduziu os valores dispensados para produtos cardiovasculares vitais, como marca-passos. Para este tipo de equipamento, o valor foi reduzido em até 64%.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também