Uma série de fortes tornados atingiu o sudeste dos Estados Unidos e destruiu o que encontrou pela frente em pelo menos cinco estados. Segundo a impresa amareicana, há dezenas de mortos.
O governador democrata Andy Beshear, Em Kentucky, afirmou que ao menos 70 pessoas morreram no estado, acrescentando que o número pode chegar a mais de 100 antes de o dia terminar.
“Esse vai ser um dos piores danos provocados por tornados que nós vimos em muito tempo”, afirmou Beshear neste sábado (11), em uma entrevista à televisão local WLKY.
Ele declarou estado de emergência e ativou a guarda nacional do estado para auxiliar no socorro das áreas afetadas. O presidente dos USA Joe Biden determinou que recursos federais sejam direcionados imediatamente para os locais mais necessitados, afirmou a Casa Branca neste sábado (11).
O clima extremo matou ao menos três pessoas no Tennessee, até a manhã deste sábado, segundo um representante da agência de emergência estatal. Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco, afirmou o juiz do condado.
De acordo com o site poweroutage.us, mais de 290 mil consumidores em seis estados estavam sem energia elétrica na manhã deste sábado (11).