Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícias

Um dia após tombos históricos, mercados continuam voláteis e sem direção única; bolsa de Tóquio dispara 10%

Depois de uma segunda-feira marcada por quedas generalizadas nas bolsas do mundo inteiro, os mercados iniciaram o pregão desta terça-feira (6) com movimentos mistos. Parte das bolsas vivem uma correção das perdas da véspera, enquanto outras continuam caindo.

Na Europa, onde os mercados abrem nas primeiras horas da manhã (pelo horário de Brasília), os mercados operam com volatilidade e sem uma direção única. O Stoxx 600, que reúne 600 empresas listadas entre 17 países do continente, oscila entre altas e baixas e, às 07h40, caía 0,06%.

No mesmo horário, os índices DAX e FTSE 100, da Alemanha e Inglaterra, respectivamente, subiam 0,27% e 0,15%. Na contramão, o CAC 40, da França, caía 0,19%, enquanto o IBEX 35, da Espanha, recuava 0,30%.

Já no Japão, o Nikkei 225, principal índice acionário da bolsa de valores de Tóquio, fechou o dia com uma alta de 10,23%. Ontem, esse foi o índice que mais caiu, com uma baixa de 12,4%, a segundo maior queda percentual da história do país.

As baixas registradas pelo mundo ontem foram influenciadas, sobretudo, pelos temores de que os Estados Unidos podem passar por uma recessão econômica em breve, depois de dados do mercado de trabalho mais fracos que o esperado.

Além disso, no Japão, as ações despencaram também por conta de uma valorização do iene (moeda oficial do país) contra o dólar, após o Banco Central elevar suas taxas de juros — um feito raro, que acontece somente pela segunda vez em 17 anos. Com o iene mais forte, as exportações japonesas acabam ficando mais caras para os compradores estrangeiros, o que é ruim para as empresas.

Depois de um pregão com quedas tão expressivas, é normal que o mercado realize um movimento conhecido como correção dos preços, em que investidores aproveitam os valores mais baixos de ações para investir por um preço mais atrativo, o que acaba valorizando a bolsa como um todo.

Além do Japão, na Ásia e na Oceania, onde os mercados já fecharam, a maioria das principais bolsas subiu nesta terça, com exceção de Hong Kong:

  • No Taiwan, o índice Taiex subiu 3,38%, depois de uma queda forte de 5,7% na véspera;
  • Em Hong Kong, o Hang Seng continuou o movimento de baixa e caiu 0,31%;
  • Na Austrália, o S&P/ASX200 avançou 0,41%, contra uma queda de 1,3% ontem;
  • Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 3,3%, quase igualando as perdas de 3,4% da segunda-feira.

 

FONTE; G1

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também